segunda-feira, 5 de julho de 2010

Combustível para o surf

Surf & Saúde
Treinamento sem alimentação adequada é sinônimo de baixo rendimento. Comer bem é um dos maiores prazeres da vida, o problema é que nem sempre todos os tipos de alimentos combinam com o esporte.
Fazer uma alimentação balanceada, preparar a comida e combinar os ingredientes não são tarefas complicadas, mas requerem atenção especial. Já dizia o ditado popular ?Você é o que come?. O surfe exige energia, a energia vem dos alimentos, então vamos aprender a ingeri-los corretamente.
Nos dias de surf intenso o surfista deve ingerir de 4 a 5 mil calorias por dia. Tentaremos passar uma noção básica de como obter as energias que os alimentos nos proporcionam, mas lembre-se: a prescrição alimentar é individual. O ideal é que cada um consulte um especialista e realize uma dieta específica. Por que não é legal surfar em jejum? Quando dormimos, a velocidade com que nosso organismo funciona (taxa metabólica) diminui, pois estamos em repouso. Entretanto, ao acordarmos imediatamente exigimos um aumento da taxa metabólica.
Numa situação de exercício, no caso o surf, serão necessárias mais calorias para sustentar a movimentação habitual mais a exigida pelo esporte. Sem alimento no organismo, vamos ?consumir? nossa própria massa muscular para gerar energia, processo conhecido como catabolismo ? e que deve ser evitado. Muitas pessoas não conseguem comer nada quando acordam - um péssimo hábito que com o tempo afeta o sistema imunológico. Começamos a ficar fracos, gripados e assim por diante. Não podemos esquecer que a massa muscular é que alimenta o sistema imunológico, ou seja, os músculos são providos de aminoácidos de cadeia ramificada e glutamina, além de outros elementos.
A glutamina é o aminoácido responsável pela nossa imunidade. Quando essa reserva cai e não é reposta devidamente através dos alimentos, começamos a consumir o próprio músculo, por isso é importante evitar cair na água em jejum. O que comer antes de surfar?
O certo seria fazer um bom desjejum com frutas, pão, leite e queijo, mas acordar ainda de noite, passar a parafina na prancha e cair na água é uma das melhores sensações da vida e na maioria das vezes não damos importância ao que comer antes. Então, a dica é a seguinte:
Ao acordar logo cedo, por volta das 6 horas da manhã, tente ingerir uma combinação de frutas picadas numa tigela com cereais, leite de vaca ou soja e suco de frutas.
Pode-se usar também uma mistura de suco de fruta e água de côco, se tiver muito quente, adicionando uma colher de café nivelada de sal mais uma colher de sopa de açúcar. Esta proporção é para 500ml deste mix de suco com água de coco.
Além desta bebida pode-se também comer banana amassada com aveia e mel e queijo (branco ou coalho) com pão. Lembrem-se de que estarão surfando em média duas horas, por isso esta refeição é muito importante. 09h30 min - café da manhã - essa refeição é fundamental para o bom desempenho durante o dia. 1 copo de suco de fruta ou vitamina de frutas com laranja.1 sanduíche de presunto e queijo branco com pão integral, com uma passada de requeijão.1 tigela de cereal granola com 1 copo de leite de soja ou leite de vaca desnatado.1 banana amassada com aveia e uma colher de mel.

13h00 - almoço

Salada mista, alface, tomate, pepino, agrião, beterraba, temperada com limão e azeite de oliva.2 colheres de arroz integral150 gramas de File de frango ou peixe de preferência grelhado.1 fatia de torrada com leve passada na manteiga.
16h00 min ? lanche
Salada de frutas com uma bola de sorvete a gosto ou uma fruta com iogurte de mel e aveia.

20h00 min - jantar

Macarrão com molho de tomate ou 2 colheres de arroz e 2 de feijão.File de peixe grelhado ou bife de carne bovina magra grelhada.Salada a gosto.
Suco de frutas ou sobremesa a gosto.

10h00 - chá digestivo - verde, camomila, erva cidreira.

Além do esforço físico requerido pela própria atividade, a radiação solar acelera a perda de água, levando o surfista à hipohidratação ou até mesmo à desidratação. É importante beber água à vontade (1 copo de 250ml no mínimo a cada hora) nas 24 horas que antecedem o dia do surf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário